Abstract:
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Nos últimos anos, diversas empresas construtoras têm buscado a certificação de seus sistemas de gestão da qualidade, seja na ISO 9001 ou no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat - PBQP-H. O presente trabalho apresenta uma análise das práticas da qualidade em empresas construtoras por meio de dois enfoques: a certificação de sistemas de gestão da qualidade e custos da qualidade. Realiza-se uma avaliação pós-certificação, de modo a identificar os principais motivos, dificuldades e benefícios advindos do sistema de gestão da qualidade. A pesquisa é realizada com 14 empresas construtoras atuantes na região da Grande Florianópolis, certificadas no nível A do PBQP-H. Esta pesquisa é conduzida sob a forma de uma entrevista estruturada, baseada em um formulário, com o responsável da qualidade de cada empresa. O respondente avalia o grau de importância de uma série de itens apresentados segundo uma escala de cinco pontos. Apresenta-se também um modelo para a mensuração e análise dos custos da qualidade, especialmente desenvolvido para empresas construtoras. A aplicabilidade do modelo é demonstrada por meio de um estudo de caso, realizado com uma das empresas entrevistadas. Os custos obtidos demonstram que a empresa em questão possui um bom nível de qualidade, uma vez que pesquisas similares apontam para valores proporcionalmente maiores em relação ao custo da obra. Analisam-se as diversas repercussões causadas pelas falhas, que vão além dos gastos financeiros. Este trabalho procura colaborar para uma melhor compreensão da evolução da qualidade na construção civil, ao explorar os motivos, dificuldades e benefícios relativos à implantação e certificação de sistemas de gestão da qualidade, bem como os aspectos relacionados aos custos da qualidade. |