Construção social de mercado orgânico: o caso da Cooperativa Ecoserra na serra catarinense

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Construção social de mercado orgânico: o caso da Cooperativa Ecoserra na serra catarinense

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Title: Construção social de mercado orgânico: o caso da Cooperativa Ecoserra na serra catarinense
Author: Santos, Hétel Leepkaln dos
Abstract: Do ponto de vista da normatização, sob a denominação de agricultura orgânica encontra-se uma diversidade de movimentos com raízes e concepções filosóficas, ideológicas e organizacionais distintas. Em alguns momentos, essas visões refletem perspectivas e estratégias de ação diferenciadas. Essa dissertação tem como ponto de partida, a abordagem de algumas questões relacionadas à construção do mercado de produtos orgânicos e o entendimento que os atores envolvidos têm sobre o mercado. Para isso, buscou-se suporte teórico na Nova Sociologia Econômica para melhor compreender esse tema, em que os atores econômicos concretos possuem uma determinada idade, uma determinada inserção, pertencem a um gênero, onde todos os fenômenos econômicos são sociais por natureza e se encontram enraizados no conjunto ou em parte da estrutura social. A pesquisa foi realizada, junto à Cooperativa Ecológica de Agricultores, Artesãos e Consumidores da Região Serrana - ECOSERRA, com sede em Lages/SC que surgiu a partir das feiras e atualmente encontra-se investindo quase todos os seus esforços no mercado de lojas especializadas e atacadistas de São Paulo. Essa priorização de alguns canais de comercialização vem gerando mudanças e conflitos no interior da organização, nos grupos, associações e junto à ONG que presta assessoria na região. Esse trabalho teve como objetivo conhecer como está sendo construído o mercado de produtos orgânicos na região de atuação da Ecoserra, os conflitos que existem entre - agricultores, assessoria técnica e direção da cooperativa - as impressões e os impactos destes na cooperativa e na região. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de informante chave através de entrevista semi-aberta, realizada através de um questionário semi-estruturado com 20 associados segundo roteiro pré-elaborado. A pesquisa de campo mostrou que o entendimento de mercado é muito complexo tanto para os agricultores como para técnicos, e que em muitos pontos não há consenso entre os atores, gerando conflitos internos em decorrência sem que o grupo, na maioria das vezes, consiga encontrar solução e se manter firme dentro de uma posição. Que de um lado, o grupo dos assessores e dos consumidores tem uma visão que prioriza o mercado local e regional das feiras e de outro, a direção e os técnicos priorizam o mercado das lojas e atacadista de São Paulo. E que o grupo dos agricultores possui uma visão mais equilibrada. Para esse grupo, a Ecoserra pode trabalhar com todos os canais, porque há agricultores para todos eles. Também mostrou que o debate está aberto e as reflexões sobre mercado dos grupos ligados à Rede Ecovida de Agroecologia, buscam agregar elementos éticos e culturais nessa construção.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89165
Date: 2006


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