Agroindústria familiar rural no Alto Uruguai do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de comercialização

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Agroindústria familiar rural no Alto Uruguai do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de comercialização

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Title: Agroindústria familiar rural no Alto Uruguai do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de comercialização
Author: Santos, Jaqueline Sgarbi
Abstract: O Alto Uruguai do Rio Grande do Sul é uma região onde a agricultura familiar é bastante significativa. Para assegurar sua reprodução como sistema produtivo, os agricultores familiares desenvolvem outras atividades que vão além da produção de matéria-prima. Entre essas atividades, ganha destaque o processamento de alimentos realizado nos espaços rurais. Embora essa seja uma prática comum da Agricultura Familiar, no contexto estudado ela assume um papel diferenciado, pois passa a ser uma das principais atividades produtivas e responsável pela manutenção de muitas famílias. O presente estudo busca compreender o processo de comercialização dos produtos das agroindústrias familiares do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul. Para isso, foram investigadas quatro agroindústrias familiares que apresentam diferentes estratégias de comercialização de sua produção. As unidades de processamento de alimentos identificadas como Agroindústria Familiar Rural (AFR), são responsáveis por algumas mudanças no sistema produtivo tradicional e demandam outras habilidades e competências dos agricultores envolvidos no processo. Assim, surgem vários desafios que precisam ser superados para que os envolvidos obtenham sucesso na atividade. Entre as demandas está a necessidade de apropriar-se do processo de comercialização dos seus produtos. Para isso as agroindústrias familiares necessitam estar de acordo com as legislações que regulamentam o processamento e comercialização de alimentos no país. Nesse processo existe também a necessidade de assegurar o abastecimento de matéria-prima para ser processada na Agroindústria Familiar Rural. Ademais, é preciso equacionar a força de trabalho das famílias para desenvolver as diferentes atividades originárias no processo. Para garantir o funcionamento das agroindústrias muitos agricultores adquirem matéria-prima complementar de outros agricultores, assim como contratam força de trabalho de terceiros para complementar a força de trabalho das famílias associadas ou proprietárias das agroindústrias. No que se refere aos locais onde esses produtos são comercializados também existe diferentes situações, sendo que os mercados regionais são os mais utilizados pelas agroindústrias. A relação com os mercados regionais ocorre por meio das feiras, comercialização na propriedade, venda em domicílio, mercado institucional e pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Cada agroindústria procura se estabelecer nos estratégias de comercialização mais adequados a sua realidade, sendo que cada um deles têm diferentes implicações que precisam ser administradas pelos agricultores familiares envolvidos, para que esses possam se consolidar na atividade.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89160
Date: 2006


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