Abstract:
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Esta pesquisa dedicou-se a investigar como os indicadores que contribuem na construção de um modelo de inovação organizacional influenciam as relações entre as estratégias das empresas têxteis de Blumenau e as redes externas componentes do entorno da inovação. A pesquisa tomou como parâmetros três universos distintos: as indústrias de grande, médio e pequeno porte de Blumenau. A amostra alcançada foi de 270 pequenas, 34 médias e 13 grandes empresas, correspondentes a uma confiabilidade de 95% para os dois primeiros universos. No caso das grandes, a pesquisa atingiu a totalidade do universo. Para o atendimento dos objetivos propostos, foram contempladas as seguintes categorias de análise: premissas estratégicas da empresa quanto à inovação como fator de competitividade; práticas de formulação estratégica na empresa; tipo, freqüência, e resultados das relações estabelecidas com universidades, focadas na implantação de estratégias e ações de inovação; tipo, freqüência, e resultados das relações estabelecidas com o governo, focadas na implantação de estratégias e ações de inovação; tipo, freqüência, e resultados das relações estabelecidas com agências de fomento, focadas na implantação de estratégias e ações de inovação; tipo, freqüência, e resultados das relações estabelecidas com instituições privadas de apoio ao desenvolvimento empresarial, focadas na implantação de estratégias e ações de inovação; complementaridade das relações estabelecidas e dos resultados atingidos a partir das interações entre estratégias internas das empresas e as redes externas que compõem o entorno da inovação. |