Abstract:
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O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial da cultura organizacional para a expressão da criatividade no produto moda vestuário infantil da Empresa Dedal & Agulha. Trata-se de um estudo de caso, exploratório-descritivo, com uma abordagem predominantemente qualitativa. A população estudada foi composta por todos os funcionários da empresa e os sujeitos da pesquisa foram selecionados intencionalmente. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, observação livre não-participante e análise de documentos da organização. Para a análise dos dados primários foi utilizada a análise de conteúdo e os dados secundários foram analisados por meio da análise documental. A cultura organizacional foi investigada por meio das subdimensões: formação de identidade, liderança, regras não-escritas e orientação externa. As quatro subdimensões avaliadas na empresa apresentaram tanto características desfavoráveis quanto favoráveis à criatividade. Características desfavoráveis estavam mais fortemente presentes na subdimensão regras não-escritas. Quanto às características que tendem a favorecer a criatividade, estas foram mais significativas na subdimensão orientação externa. A expressão dessa criatividade foi constatada no produto investigado por meio da análise das dimensões: novidade, resolução, e elaboração e síntese. Com isso, de modo geral, a cultura organizacional da Empresa Dedal & Agulha apresenta uma preponderância de características favoráveis ao desenvolvimento da criatividade; sendo que essa criatividade se expressa no produto moda vestuário infantil. |