Abstract:
|
Esta investigação teve como objetivo analisar as Representações Sociais de professores sobre a inserção das Tecnologias da Comunicação Digital disponíveis nas Salas Informatizadas de escolas caracterizadas como de contexto rural do município de Rancho Queimado/SC. Procurou-se as interfaces existentes entre tecnologias da comunicação digital, educação e contexto rural, à luz dos processos de formação das Representações Sociais e dos universos que constituem as representações. Os dados foram coletados por meio de questionário com questões fechadas e abertas e utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1979) para analisar as informações. Os resultados da pesquisa demonstram que, o desconhecimento técnico e pedagógico das Tecnologias da Comunicação Digital contribui para o desuso e subutilização das mesmas nas escolas. Ao analisar as representações dos professores, verificou-se que eles percebem a Sala de Informática e as Tecnologias da Comunicação Digital como algo positivo pela possibilidade de buscar informações e atualizá-las rapidamente, bem como utilizá-las como um recurso pedagógico, incrementando a sua prática docente. No entanto, eles também ponderam que o uso destas tecnologias deve ser controlado, devido a variedade de informações, algumas não muito adequadas pedagogicamente, e levantam como empecilho para a boa utilização do espaço da Sala de Informática e, consequentemente, das tecnologias, a falta de políticas que garantam a manutenção dos equipamentos e rede. Considerando o uso das Tecnologias da Comunicação Digital em contexto rural, a superação geográfica e a possibilidade de manter contato com outros centros de informação são as mais citadas pelos professores. |