Uma leitura do aluno carente por uma perspectiva mítica

DSpace Repository

A- A A+

Uma leitura do aluno carente por uma perspectiva mítica

Show full item record

Title: Uma leitura do aluno carente por uma perspectiva mítica
Author: Costa, Charlles Garcia
Abstract: O presente trabalho toma como tema central à necessidade de se enxergar o fracasso escolar da criança proveniente de comunidades menos favorecidas economicamente sob um novo prisma, a dos discursos dos professores e, particularmente, dos componentes de caráter mítico que esses discursos transportam. A pesquisa buscou discutir como os discursos dos profissionais da educação estão carregados de elementos míticos, e como esses elementos estruturam a interpretação dos professores sobre os processos e resultados de aprendizagem dos alunos que pertencem a famílias de baixa renda. Buscou-se mostrar ainda através de fatos históricos a fabricação de estruturas que tornaram possível a instauração dessa condição mítica. Com esse objetivo foi realizado um rastreamento histórico da presença do "mito do aluno carente" nas orientações e doutrinas que tomavam um lugar considerável nas preocupações dos intelectuais da passagem do século XIX para o XX. Percebeu-se como o mito do aluno carente surgiu com a instauração da escolaridade pública no fim do século XIX. Também como sua característica principal a perpetuação pelo tempo foi alimentada por teorias que buscavam explicar a inferioridade de certos grupos raciais étnicos e mais tarde culturais. E por fim como ele ainda está presente nos discursos dos nossos atuais professores e professoras da escola pública. Para tanto, realizou-se a pesquisa em três escolas públicas estaduais situadas nas cidades de Criciúma, Içara e Florianópolis com profissionais da educação do ensino fundamental.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88937
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
226955.pdf 500.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar