A abordagem do texto nas aulas de língua materna em duas realidades educacionais distintas - brasileira e uruguaia

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A abordagem do texto nas aulas de língua materna em duas realidades educacionais distintas - brasileira e uruguaia

Mostrar registro completo

Título: A abordagem do texto nas aulas de língua materna em duas realidades educacionais distintas - brasileira e uruguaia
Autor: Duarte, Nóris Eunice Wiener Pureza
Resumo: Nesta pesquisa, investigo que concepções teóricas e metodológicas norteiam o trabalho do professor quanto à abordagem do texto nas aulas de língua materna, em duas realidades educacionais distintas - a brasileira e a uruguaia. A fundamentação teórica baseia-se na teoria dialógica da linguagem de Bakhtin, especificamente na sua concepção de linguagem, de enunciado, de gênero e de texto. Também busco subsídios na Lingüística Textual de van Dijk quanto às noções de superestrutura e de macrorregras. Os dados para análise foram constituídos pelos documentos oficiais sobre educação, editados pelo governo dos dois países, pelos planos de ensino das duas professoras e pelos textos apresentados em sala de aula. Na metodologia, escolhi, como categorias, o gênero do discurso a que pertenciam os textos e a proposta pedagógica para explorá-los, na tentativa de encontrar a ordem, proposta por Bakhtin, para o estudo da língua - partindo dos aspectos sociais (intercâmbios comunicativos sociais), chegar à língua, uma vez que é somente na comunicação verbal que ela vive e evolui historicamente, e não no sistema lingüístico abstrato de suas formas. Dessa perspectiva, foram cotejados os princípios expressos nos documentos oficiais sobre educação, as propostas explicitadas nos planos de ensino das disciplinas e a forma de trabalhar o texto em sala de aula. Revelou-se um descompasso entre as diretrizes emanadas pelo governo e o plano de ensino, na realidade brasileira, bem como entre o objetivo geral para o ensino de língua materna proposto nesse plano e o trabalho realizado em sala de aula para alcançá-lo. Por outro lado, evidenciou-se uma significativa coerência entre a proposta do governo uruguaio, o plano de ensino da professora e a aplicação desse planejamento na realidade de sala de aula. Em ambas as realidades, no entanto, não há indícios do trabalho com os gêneros discursivos de Bakhtin, mesmo sendo eles referidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - brasileiros e por se constituírem na forma mais significativa do trabalho com o texto.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüistica.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88909
Data: 2006


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
231046.pdf 3.281Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar