Title:
|
Introdução de um modelo analítico do fenômeno da iluminação natural na arquitetura em um ambiente virtual de aprendizagem |
Author:
|
Atanasio, Veridiana
|
Abstract:
|
Habilidades e conhecimentos sobre o projeto adequado de iluminação natural são reverenciados ao longo da história da arquitetura. As considerações a respeito da luz influenciam todo o processo de projeto e incorporam ambas as considerações conceituais e estéticas tão bem quanto considerações técnicas. Atualmente percebe-se uma má qualidade das condições de iluminação natural em grande parte das edificações. Apesar do avanço em pesquisas e aparatos tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, nota-se que existem barreiras que dificultam a integração destes no projeto arquitetônico de modo satisfatório. Objetiva-se com esta pesquisa desenvolver um ambiente de aprendizagem visando promover a compreensão do aluno sobre o fenômeno da iluminação no que se refere à propagação da luz e as modificações ocorridas ao longo desta que envolvem as principais variáveis arquitetônicas. O desenvolvimento de ambientes virtuais nos últimos anos tem servido para implementar diversos projetos educacionais nas mais variadas áreas. As múltiplas possibilidades oferecidas estão hoje diretamente relacionadas à flexibilidade que caracteriza os programas. Com este método de aprendizagem objetiva-se o entendimento no que concerne às bases dos fenômenos físicos que se referem à iluminação natural possibilitando uma base de conhecimento mais sólida e, conseqüentemente, o melhor aproveitamento da luz natural no projeto arquitetônico. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88863
|
Date:
|
2006 |