Universidade corporativas: proposta de avaliação por meio de indicadores de desempenho

DSpace Repository

A- A A+

Universidade corporativas: proposta de avaliação por meio de indicadores de desempenho

Show full item record

Title: Universidade corporativas: proposta de avaliação por meio de indicadores de desempenho
Author: Yagui, Mariza Sakae Nakamura
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de avaliação do desempenho das universidades corporativas (UC). A fundamentação teórica pertinente ao tema é composta pela literatura sobre a gestão do conhecimento, relacionando as formas de aprendizagem organizacional, na ótica de diferentes autores, seguido do conceito de universidade corporativa como viabilizador do conhecimento organizacional até a geração de competências básicas ou essenciais. A partir da fundamentação teórica, constatou-se que não é discutido e nem existe um modelo de avaliação formal a respeito do desempenho das UC, considerando que o tema é recente no meio empresarial e pouco explorado no meio científico e acadêmico. Portanto, o trabalho justifica-se pela necessidade de verificar se a UC, como ferramenta da gestão do conhecimento, é realmente um canalizador da vantagem competitiva sustentável, por meio do comprometimento da empresa com a educação e desenvolvimento das pessoas. A UC refere-se a uma nova forma de pensar, uma mudança de paradigma, no qual o fundamental é desenvolver atitudes e hábitos capazes de conscientizar e internalizar nas pessoas a real importância do aprendizado e desenvolvimento contínuo. A proposta de avaliar o desempenho das UC foi concebida por meio de indicadores de desempenho, construídos a partir da missão, objetivos e premissas propostos pelas universidades corporativas em consonância com os indicadores e critérios definidos pelo INEP - Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais e NBR ISO 10015 - Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento. Os indicadores foram delineados segundo a visão de Hronec (1993), como medidores de processos que controlam as atividades, permitem a previsão e resolução de problemas e motivam as pessoas. A avaliação realizada neste trabalho refere-se a um ato ou efeito de atribuir valor, expressando idéia de julgamento, informação e importância. Como forma de validação da proposta, a pesquisa foi realizada na Unicoop - Universidade Corporativa da Coopavel - Cooperativa Agropecuária de Cascavel, sediada no oeste do Paraná. Primeiramente realizou-se pesquisa documental para que por meio de seus registros, fossem verificadas a realidade da organização e as ações que a tornaram diferenciada em sua região e ramo de atividade. Após a aplicação da proposta e a avaliação das informações coletadas, constatou-se a existência do comprometimento da organização com a educação e a eficiência dos recursos aplicados.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88804
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
226927.pdf 1.775Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar