A liberdade disciplinada: relações de confronto, poder e saber entre capoeiras em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

A liberdade disciplinada: relações de confronto, poder e saber entre capoeiras em Santa Catarina

Show full item record

Title: A liberdade disciplinada: relações de confronto, poder e saber entre capoeiras em Santa Catarina
Author: Annunciato, Drauzio Pezzoni
Abstract: As crescentes visibilidade e expansão adquiridas pela capoeira nas últimas três décadas, tanto no Brasil quanto no exterior, bem como sua inserção no ensino formal brasileiro, fomentada ainda pela sanção da Lei 10639/2003, foram os motivadores à constituição deste trabalho. A capoeira, sob o ponto de vista da luta, um de seus principais significantes, foi abordada neste estudo em seu nexo com as relações de poder e saber desenvolvidas especialmente em suas instituições de ensino ou #grupos de capoeira#. Uma leitura genealógica sobre a literatura relativa à capoeira, disponível ao estudo, foi empreendida em conjunção com a identificação, análise e apresentação dos principais dispositivos agenciadores das relações de confronto, poder e saber entre capoeiristas em Santa Catarina, especialmente nas últimas duas décadas. Em suma, o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa e análise bibliográfica sobre o tema; observação, registro e análise das relações entre capoeiristas; e análise do discurso presente em documentos de instituições de capoeira, trabalhos acadêmicos e entrevistas em periódicos especializados. Os saberes e práticas constituintes das disciplinas institucionalizadas nos grupos de capoeira admitem pertinência ao confronto, ora eminentemente compreendido entre os próprios praticantes e dissimulado à sociedade em geral.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Gradução em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88801
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
233582.pdf 25.03Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar