Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender

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Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender

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Title: Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
Author: França, Kelly Bedin
Abstract: Este trabalho, a partir das contribuições de Sartre e Vygotski, tem por objetivo investigar como atividades criadoras e relações estéticas aparecem no projeto de ser de um sujeito que tem a educação como atividade fundamental. Para tanto, foram realizadas duas etapas de recolhida de informações. Na primeira delas, registrou-se em vídeo a participação do sujeito - aqui referenciado como Valentina -, num curso de extensão, no qual a criatividade e a estética eram, simultaneamente, temáticas a serem discutidas, e elementos constituintes das relações de ensinar e aprender. Num segundo momento, valeu-se de entrevistas individuais com Valentina, a fim de reconstituir sua biografia para a compreensão de seu projeto de ser. Para sustentar o entendimento do processo de constituição do sujeito, resgatou-se a reflexão ontológica sartreana, que aponta para a especificidade do ser humano, o qual se faz à luz de uma perspectiva de futuro. Discutiu-se também a imaginação, como atividade pela qual o sujeito, partindo da realidade concreta, é capaz de vislumbrar o que ainda não existe, sendo processo significativo nas atividades criadoras e relações estéticas. A criação e as vivências estéticas foram concebidas tanto num nível ontológico, enquanto prerrogativas do humano, como na dimensão da existência concreta, situadas num determinado contexto social e histórico. Na análise do projeto de ser Valentina, ganharam destaque as mediações e objetivações fundamentais pelas quais ela veio a se constituir como pessoa singular, a partir das/nas relações sociais. Foi possível identificar uma divisão de ser, por meio da qual Valentina se compreende sendo "uma e outra", em diferentes momentos e situações de sua trajetória. Os processos de criação e as relações estéticas, por seu turno, puderam ser deslindados como estratégias pelas quais Valentina visa ser aquela que almeja. A criatividade, que se objetiva na prática pedagógica em sala de aula, e na busca de alternativas para a instituição escolar, é significada como elemento fundamental para a consecução coletiva de um mundo diferente, e, na esfera singular, como uma forma de visar o crescimento, enquanto superação de uma situação para um nível de maior complexidade e satisfação pessoal. A experiência estética, em Valentina, remete ao resgate da sensibilidade orientada por uma busca de humanização, integrando a promoção da beleza e a negação da feiúra numa preocupação com o incentivo da dignidade e cidadania coletivas. Considera-se que explicitar seu projeto de ser abre caminhos para que novas pesquisas venham a discutir o enlace entre ética e estética, tanto no fazer cotidiano de um sujeito singular, como nos processos de formação de educadores, a fim de constituir sujeitos capazes de dialetizar o ensinar e o aprender, sob uma perspectiva sensível e ação criadora voltadas para a transformação social.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88728
Date: 2006


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