Educação para o autocuidado: uma alternativa de assistência de enfermagem ao adulto e idoso com incontinência urinária

DSpace Repository

A- A A+

Educação para o autocuidado: uma alternativa de assistência de enfermagem ao adulto e idoso com incontinência urinária

Show full item record

Title: Educação para o autocuidado: uma alternativa de assistência de enfermagem ao adulto e idoso com incontinência urinária
Author: Honório, Melissa Orlandi
Abstract: O envelhecimento da população brasileira é um fenômeno relativamente novo em nosso país. Como ele é um evento multifatorial acarreta profundas transformações na vida das pessoas, especialmente na saúde, nas relações interpessoais, sociais, econômicas, entre outras. Tudo isso vem alterar a qualidade de vida das pessoas em processo de envelhecimento, especialmente, no que tange a independência e autonomia. Dentre as alterações possíveis de ocorrer no envelhecimento está a incontinência urinária que, além de possuir múltiplas etiologias, ser grande complexidade terapêutica gera um enorme impacto na vida das pessoas. Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma proposta de educação para o autocuidado, fundamentada na terapia comportamental, junto a adultos e idosos com incontinência urinária, em nível ambulatorial.Este trabalho configurou-se como uma pesquisa convergente assistencial com abordagem qualitativa, que teve como referencial teórico-filosófico a Teoria do Autocuidado de Dorothea Elizabeth Orem associada às concepções de educação de Paulo Freire. O local de desenvolvimento desse estudo foi o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Assistência Geronto-geriátrica (NIPEG/HU/UFSC), situado na área dos ambulatórios, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Participaram dessa pesquisa quatro sujeitos, com idades entre 50 e 72 anos. Para coleta dos dados foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos: consulta de enfermagem; entrevista semi-estruturada, formulário de avaliação de incontinência urinária e o diário miccional. A análise dos dados deu-se a partir das transcrições das fitas gravadas durante as consultas e encontros, dos dados obtidos através dos instrumentos aplicados associados às anotações feitas no diário de campo. Para tanto, utilizou-se os princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Após a categorização dos dados, foi possível identificar quatro eixos temáticos: hábitos de vida diários; a repercussão da incontinência urinária na qualidade de vida; a busca por suporte e tratamentos; a rede de apoio familiar e relações sociais. Ao sumarizar os resultados da pesquisa foi possível concluir que o tratamento conservador para a incontinência urinária através da reeducação do assoalho pélvico inferior mostrou-se eficiente para esse grupo de pacientes, uma vez que a recuperação total da continência ocorreu com três pacientes e a parcial com um. No entanto, as conquistas obtidas transcenderam os aspectos fisiológicos, tendo sido possível despertar nos pacientes atendidos atitudes de autonomia, tomadas de consciência e mudanças de comportamento. Essas mudanças puderam contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, sendo este um importante diferencial da assistência prestada. Dessa forma, conclui-se que a pesquisa conseguiu de fato alcançar seus objetivos na totalidade, mostrando ser a urologia um campo possível para participação do enfermeiro. Além disso, mostrou que a assistência de enfermagem é capaz de ser inovadora e participativa, na medida em que permite que os pacientes sejam ativos nos processos de cuidado.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88707
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
236126.pdf 351.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar