Abstract:
|
O objetivo desta pesquisa foi o de entender a contribuição dos fatores percebidos pelos empresários e gerentes, como responsáveis pela criação de valor de mercado das ações de um empreendimento baseado em ativos intangíveis. Pressupõe-se que o empresário, gestor e investidor têm um entendimento intuitivo de como o negócio cria valor. Assim, a razão para a divergência entre o valor de mercado e o valor contábil de uma empresa é aqui por hipótesecomo devido a uma proporção relativamente elevada, de ativos intangíveis, não contabilizados. Como metodologia, em termos de objeto da investigação escolheu-se uma empresa do setor petroquímico, a BRASKEM, pela importância, porte, estatura com respeito ao seu estoque de ativos intangíveis. Em termos de método e procedimento foi realizada uma pesquisa qualitativa lastreada no método da fenomenologia hermenêutica. Através de entrevistas junto a gestores da BRASKEM, foi observado como eles percebem a contribuição dos intangíveis associados com o entrosamento da BRASKEM com os clientes. Os resultados, por interpretação e entendimento do autor, sugerem como a BRASKEM cria os ativos intangíveis que contribuem para a adição de valor da empresa. |