Abstract:
|
O presente estudo, de modo qualitativo e teórico-analítico, apresenta o caso da aquisição da Empresa Brasileira de Compressores, S.A., Embraco, pela empresa multinacional (EMN) Whirlpool Corporation. O objetivo principal do trabalho é avaliar o processo da aquisição da Empresa Brasileira de Compressores, S.A., Embraco, pela empresa multinacional Whirlpool Corporation, um caso prático da venda da maior produtora de compressores para refrigeração para o líder mundial de produtos da linha branca na indústria de eletrodomésticos. Objetivos específicos são: Investigar os motivos determinantes para esta aquisição; Realizar a análise de fatos da trajetória a aquisição das empresas Brasmotor S.A., Embraco S.A. e Multibrás S.A.; Esclarecer o processo histórico da aquisição tendo como foco a relação existente entre estas empresas. Baseou-se na orientação teórica do modelo da estrutura OLI de Dunning e da estratégia de negócios. Os dados foram obtidos através de entrevista elaborada pelo autor, em conjunto com pesquisa secundária das empresas multinacionais Whirlpool Corporation e Embraco S.A. Os resultados demonstram que a aquisição da Embraco S.A. explica-se por um conjunto de fatores, dos quais a teoria da estratégia de negócios mais aproximadamente acompanha os eventos realizados na aplicação do Investimento Direto Externo (IDE) pela parte da Whirlpool Corporation. |