Abstract:
|
Este trabalho apresenta um modelo de gestão que visa o alinhamento da gestão do conhecimento (GC) ao Balanced Scorecard (BSC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja verificação da proposta está fundamentada na técnica de estudo de caso. A originalidade desta tese é a contribuição de uma intervenção prática de um modelo de gestão que contribui para o alinhamento da gestão do conhecimento e a gestão estratégica, visando à conversão do conhecimento tácito em explícito, do conhecimento individual em coletivo e do conhecimento estratégico em operacional. Os princípios da teoria do conhecimento apresentam-se dispostos nos eixos filosóficos da ontologia, da gnosiologia e da epistemologia. O eixo da epistemologia permeia os vieses das dimensões cognitiva e conectiva do conhecimento organizacional. Por meio da pesquisa pura foi possível adaptar os ramos da filosofia ao contexto organizacional, entendendo que o conhecimento nas organizações não pode ser moldado em parâmetros predeterminados, pois o processamento das informações varia de acordo com cada rede de relacionamento entre os diversos stakeholders, e com cada cultura organizacional. A pesquisa aplicada ocorreu em uma empresa do setor agroindustrial de Santa Catarina, onde se pode verificar a aplicabilidade das ferramentas propostas no modelo de alinhamento da gestão do conhecimento ao Balanced Scorecard. Neste contexto, considerou-se a identificação, decomposição, alinhamento, disseminação e avaliação das informações como atividades principais para o desenvolvimento do conhecimento coletivo e explícito, direcionando o conhecimento às conexões da rede de relacionamento estratégico da empresa. |