Abstract:
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Este trabalho deriva de investigação sobre a política para a educação escolar indígena elaborada pelo Ministério da Educação e seus parceiros, nos anos de 1990, tendo como objetivo identificar o percurso histórico no qual esta se desenvolveu e adquiriu as feições atuais bem como compreender a origem dos princípios que a fundamentam, o multiculturalismo e a interculturalidade, articulados às idéias de diversidade, autonomia e participação. Tal ideário foi eleito pelos organismos multilateriais (Banco Mundial, FMI, ONU) e suas instituições (UNESCO, OEA, CEPAL, OIT), nas últimas décadas do século XX, em suas políticas internacionais para disseminar princípios orientadores e produzir ações educativas capazes de estimular a formação de cidadãos tolerantes - que aprendam a viver em paz - e criar uma educação globalizada - mas não unificada - para atingir a coesão social em uma "sociedade global". A pesquisa percorreu aspectos da história da educação escolar indígena no Brasil mostrando algumas das discussões feitas pelos intelectuais que a tematizam, as políticas indigenistas oficiais, o movimento indígena e os projetos de educação para as minorias étnicas no Brasil. Investigou-se a origem e história dos conceitos do multiculturalismo e da interculturalidade, o ajuste estrutural do capitalismo, a reforma neoliberal e a política internacional de educação nos anos de 1990 bem como, aspectos da história e organização social dos povos indígenas no Paraná, os projetos educativos a eles destinados e a política da educação diferenciada, intercultural e bilíngüe, mostrando como esta vem sendo conduzida no Paraná. |