Abstract:
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O presente estudo teve como objetivo conhecer a utilização da gestão participativa como contribuição para o desenvolvimento institucional na União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina - UTESC. Trata-se de um estudo de caso que apresenta uma abordagem predominantemente qualitativa. A população envolvida integra as quatro instituições mantidas pela UTESC, sediada na cidade de Joinville, norte de Santa Catarina. Os dados para a realização do estudo foram coletados por meio de fontes secundárias (estatuto, regimento interno, plano de desenvolvimento institucional, resultados de avaliações institucionais, sitio na internet e informativos institucionais) e primárias (entrevistas semi-estruturadas aplicadas junto aos gestores da área acadêmica, técnica e administrativa, intencionalmente selecionados). O estudo demonstrou o modo como a gestão participativa foi implantada e está sendo utilizada para promover o desenvolvimento institucional, além de apontar percepções diferenciadas de cada dimensão estudada. Foram analisados temas relacionados à gestão participativa com base nos indicadores do plano de desenvolvimento institucional, tais como: desenvolvimento do perfil institucional; melhoria da gestão institucional; desenvolvimento e gestão da organização acadêmica; melhoria da qualidade da infra-estrutura; e fatores determinantes e restritivos da contribuição da gestão participativa ao desenvolvimento institucional. As conclusões do estudo permitiram concluir que a gestão participativa é uma forma de gestão que contribuiu no desenvolvimento institucional, gerando uma mudança na gestão estratégica com reflexos na estrutura, cultura, comportamento das pessoas e da instituição, considerando-se os indicadores de qualidade e seu plano de desenvolvimento institucional. |