Abstract:
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Esta dissertação é uma forma de despertar a reflexão acerca do modo de perceber e lidar com as emoções e sentimentos no trabalho de enfermagem, a partir da compreensão de situações que abalam a capacidade de ação dos profissionais de enfermagem que trabalham em Unidade de Terapia Intensiva, identificada pelos interagentes do estudo. Com uma concepção mais abrangente sobre percepção, emoção e sentimentos, é possível compreender a maneira como as emoções determinam as reações frente a um estímulo, com possibilidade de transformação. O estudo é permeado por questionamentos e ilustrações no sentido de demonstrar como é necessária a transformação de emoção/sentimento em ação - reflexiva e não em reação - não reflexiva, assim como traçar a diferença entre a emoção/sentimento provocada pela percepção tendenciosa, de um lado, e o ato claro, vigoroso de outro. Através de entrevista semi-estruturada e com os depoimentos pontuais, além da contribuição do estudo desenvolvido na disciplina de prática assistencial, foi possível compreender o modo como os profissionais percebem e lidam com as emoções e sentimentos frente às situações cotidianas da prática profissional. Do processo de organização e análise das informações através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre e Lefévre (2005), compreende-se como os profissionais de enfermagem percebem, sentem e atuam, como também a maneira que se relacionam com o contexto. Desse modo, emoções e sentimentos, fora de lugar e proporção, interferem na congruência entre pensar, agir e sentir, revelando complexidades afetivas relacionadas às situações comuns da prática. Surge, então, situações como a morte, a necessidade de valorização profissional, e outras que caracterizam questões ligadas à baixa auto-estima e a preeminência da elevação da mesma. Assim, modos de percepção interferem nas emoções e sentimentos, favorecendo a não compreensão da influência de padrões de comportamentos nas ações e/ou reações das pessoas e, até mesmo, a invisibilidade destes padrões, o que permite a sua repetição. As emoções e sentimentos dirigem as ações das pessoas; percebê-las e acolhê-las constitui-se em possibilidade com vistas a uma ação relacional para desenvolver habilidade necessária para se viver mais harmoniosamente. Considerando que o ser humano, em sua integralidade, é um ser que pensa e sente para além do dito verbalmente, do visível aparente, é capaz de despertar para a compreensão de suas potencialidades tanto emocionais quanto técnico-científicas, com intuito de atuar com habilidade nas diversas situações do viver humano. Neste sentido, a partir do diagnóstico oferecido neste estudo, pretende-se, em um trabalho posterior, desenvolver um processo de autopercepção da emoção e potencialização da competência emocional. |