Abstract:
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O presente estudo teve como objetivo conhecer o processo de utilização da tecnologia da informação e da comunicação no sistema educacional das instituições de ensino superior do sul catarinense. Trata-se de um estudo multicasos, que apresenta uma abordagem predominantemente qualitativa. A população envolvida integra as oito instituições de ensino superior do Sul do estado de Santa Catarina. Os dados para a realização do estudo foram coletados por meio de fontes secundárias (sites na internet e informativos institucionais) e primárias (entrevistas semi-estruturadas aplicadas junto aos dirigentes da área administrativa, aos coordenadores de curso selecionados intencionalmente e aos técnicos de informática, indicados pelos dirigentes da instituição). O estudo demonstrou quantas e quais as tecnologias da informação e da comunicação estão sendo utilizadas no processo educacional, e sua importância em cada instituição pesquisada, além de apontar percepções diferenciadas de cada dimensão estudada. Foram analisados temas como: o acesso tecnológico; as vantagens e desvantagens educacionais; as competências necessárias ao corpo docente e discente; as posturas institucionais; a existência de um programa de formação continuada ao corpo docente; os fatores determinantes de sucesso da utilização da tecnologia na educação e as perspectivas e expectativas quanto ao futuro das tecnologias na educação. As conclusões do estudo sugerem a reflexão e reorganização de padrões de comportamento e posicionamento nas instituições de ensino superior por demonstrarem que a mudança necessária não está na inserção ou utilização tecnológica, mas na maneira de agir e perceber as mudanças externas. |