Abstract:
|
Esta dissertação tem como objeto de estudo os meios, as práticas, os sujeitos-atores e os projetos pelos quais a ideologia de mercado se faz presente na educação escolar pública. Primeiramente, será apresentada a categoria Mercado na forma como ela é concebida pelo liberalismo e como ela é pensada pelo filósofo, filiado ao Neoliberalismo, Robert Nozick, de forma a absolutizar a esfera privada em relação à esfera pública. A discussão se desenvolve a partir da crítica feita por Karl Marx à concepção de Sociedade civil de G.W. F. Hegel, sendo que, para este, há uma intersecção entre o público e o privado representado respectivamente pelo Estado e a Sociedade civil. Num segundo momento as discussões partem para o campo da educação escolar. São mostradas as análises e as críticas feitas por alguns estudiosos do contexto europeu, à privatização e a mercantilização, que na verdade são promovidas pelo próprio mantenedor desse setor - o Estado. Em seguida a análise recai nas relações de mercado no Brasil. Aqui, a idéia de mercado é compartilhada com o clientelismo, tutela e troca de favores. Daí a pergunta: quais os efeitos do mercado - na forma como está constituído no Brasil - na educação escolar? As respostas para esta e outras perguntas surgidas durante a investigação tornaram-se possíveis com a análise de um fato evidenciado no ano de 2001: a doação de uma parte do terreno de uma escola da rede pública do Estado de Santa Catarina para a realização de um projeto proveniente da parceria público-privada. |