O consumismo como um novo iluminismo: a panacéia do consumo na contemporaneidade

DSpace Repository

A- A A+

O consumismo como um novo iluminismo: a panacéia do consumo na contemporaneidade

Show full item record

Title: O consumismo como um novo iluminismo: a panacéia do consumo na contemporaneidade
Author: Santos, Eduardo Alexandre Amaral dos
Abstract: O presente trabalho de pesquisa, com base em referências teóricas, investiga e identifica os mecanismos pelos quais o consumismo, amplamente amparado pelos meios de comunicação de massa, tornou-se um complexo significante do modo de vida na sociedade contemporânea. Para chegar a tais resultados foram mapeadas as raízes da cultura de consumo, bem como momentos de maior recrudescência, chegando a sua consagração corroborados pelo pós modernismo, a globalização, a crescente financeirização da sociedade e o domínio da ideologia de mercado, chegando por fim nos movimentos de contestação ao consumismo exercido pelas Ongs, ecologistas, centros de mídia independentes e grupos de ativistas, políticos ou não, que procuram de alguma maneira alternativas ao consumo compulsório e alienante buscando a prática do consumo sustentável e solidário.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88332
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
225562.pdf 1.145Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar