Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo principal o estudo da dinâmica do conhecimento de processos inovativos em empresas que tenham experiência em processos de incubação. A base teórica utilizada é a da teoria evolucionista, de Nelson e Winter (1982), e da teoria de criação do conhecimento organizacional, de Nonaka e Takeuchi (1997). Ambas as teorias apresentam o aprendizado e o conhecimento organizacional como os principais elementos da competitividade das empresas. Foram realizados estudos em três empresas da incubadora CELTA, nos quais foram identificados a trajetória, os blocos de conhecimento, as formas de aprendizagem e o processo de inserção no mercado de cada uma das empresas. A análise destes itens possibilitou concluir que a dinâmica do conhecimento criada no interior da incubadora é um fator preponderante para o sucesso das empresas incubadas. Porém, esta dinâmica é formada pela sinergia existente entre as empresas e não pela a relação universidade-empresa. Em outras palavras, o aprendizado informal foi identificado como mais importante que o formal. Outro importante resultado, é o de que a imagem e o nome da incubadora são mais importantes para o sucesso dos processos de incubação do que suas ações efetivas. |