Abstract:
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Esta tese propõe um modelo de controle da eficiência dos processos da Gestão Acadêmica, visando a melhoria da performance das instituições de educação superior (IES) privadas. Com base na revisão na literatura, selecionam-se conceitos que fundamentam o modelo proposto e que contribuem para a geração do fluxo de informações sobre o desempenho dos processos da Gestão Acadêmica. Efetua-se a análise das instituições de educação superior e do funcionamento da gestão nessas IES, ressaltando os principais elementos da Gestão Acadêmica e seus processos. O modelo proposto utiliza o Controle Estatístico de Processo (CEP) como forma de possibilitar o controle da eficiência e a Contabilidade por Atividades (CPA), para controlar os indicadores de lucratividade. O aperfeiçoamento no desempenho desses elementos e, consequentemente, dos processos, contribui para a melhoria da performance e da eficácia social. A aplicação do referido modelo em IES privadas é realizada por metodologia específica em duas instituições de educação superior privadas, sendo uma delas com finalidade lucrativa e outra sem tal finalidade. Observa-se que o modelo de controle da eficiência proposto torna-se válido como instrumento para a geração de informações, ao proporcionar uma visão dos processos da Gestão Acadêmica e, também, ao possibilitar o controle da eficiência dos mesmos. Para a validação do modelo, é necessária a realização da análise organizacional da instituição, bem como o mapeamento dos processos da Gestão Acadêmica, auxiliado pelo referencial teórico desenvolvido |