A linguagem natural e a linguagem algébrica: nos livros didáticos e em uma classe de 7a. série do ensino fundamental
Mostrar registro completo
Título:
|
A linguagem natural e a linguagem algébrica: nos livros didáticos e em uma classe de 7a. série do ensino fundamental |
Autor:
|
Jacomelli, Karina Zolia
|
Resumo:
|
Os relatos sobre as dificuldades no ensino e na aprendizagem da Álgebra fazem parte do discurso dos professores no seu cotidiano. Muitas dessas dificuldades são direcionadas à linguagem natural e a linguagem algébrica. Nosso estudo permitiu constatar que documentos oficiais recomendam, no ensino fundamental, explorar diferentes registros de representação, em particular a linguagem natural e a linguagem algébrica. Usando como referência elementos do estudo sobre os Registros de Representação Semiótica realizado por Raymond Duval, identificamos em duas coleções de livros didáticos exercícios propostos contemplando conversão e tratamento os quais organizamos em tipos. Na seqüência, a observação em uma classe de 7ª série nos permitiu conhecer a abordagem da Álgebra, feita por um professor, onde buscamos destacar o lugar dado à conversão e ao tratamento em situação real: a classe. |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88270
|
Data:
|
2006 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo