Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático

DSpace Repository

A- A A+

Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático

Show full item record

Title: Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
Author: Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski
Abstract: Este trabalho de dissertação é fruto de uma pesquisa ocorrida entre os anos de 2003 e 2004, numa classe para alunos hospitalizados - Classe Hospitalar de 5ª. a 8ª. séries - dentro do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis - SC. Nesse período da pesquisa, procurou-se através de registros como relatórios, diários de aula e atividades que possibilitassem o ensino-aprendizagem de matemática, fazer uma análise da relação didática existente nesse meio, à luz do Contrato Didático de Guy Brousseau. Assim, analisando os elementos como características, funções, efeitos e rupturas, entre outros, transpostos à Classe Hospitalar, buscamos indicativos sobre o desenvolvimento do contrato nesse meio quando comparado com a escola regular. A partir da experiência, pudemos levantar questões relativas à formação do professor de matemática e ao seu preparo para atuar em classes não-regulares, bem como discutir sobre caminhos que possam conduzir à aprendizagem nessas classes.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88231
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
228361.pdf 1.903Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar