Abstract:
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Este estudo se propõe a investigar aspectos da Inspetoria Geral da Instrução Pública na Província de Santa Catarina no período de 1874 a 1888, quando este órgão governamental, depois de passar por uma série de mudanças e por uma breve extinção, voltou a ser reorganizado, ganhando maior autonomia para a realização das tarefas de constituição e administração da rede de ensino catarinense. É explicitado também a ligação da Igreja com tais tarefas, particularizando a presença do Cônego Joaquim Eloy de Medeiros, que esteve a maior parte desse tempo na direção da Inspetoria. São mostradas ações da Inspetoria no interior do movimento de formação de uma sociedade nacional que deveria ser considerada civilizada, contribuindo desta forma para a constituição da unidade do Estado e da ampliação e reprodução de seus poderes. Da mesma forma, são destacadas também as questões relativas à obrigatoriedade do ensino e aos primeiros passos da criação de uma escola de formação de professores, medidas tidas como indispensáveis para o progresso do ensino. A ação do órgão inspetor procurou guiar todo esse processo, fiscalizando, controlando, redirecionando, atuando como mediador entre o aparelho governamental e seu projeto de civilização. |