Abstract:
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Esta pesquisa propõe a criação de um modelo de ambiente virtual para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em crianças de 7 a 11 anos, das séries iniciais do ensino fundamental. A proposição de critérios para instrumentalizar a criação deste modelo passou pela definição de elementos conceituais das seguintes áreas de conhecimento: Empreendederismo, Educação e Ambientes Virtuais. Nas áreas respectivas identificou-se elementos norteadores da proposta, no empreendedorismo o foco principal foi as habilidades empreendedoras; na educação, o desenvolvimento infantil; no virtual, aspectos motivacionais e ferramental. A proposta do modelo foi implementada na construção do Portal Sapeca, desenvolvido junto com a Escola de Novos Empreendedores, da Univiversidade Federal de Santa Catarina, e o Conselho Nacional de Pesquisa # CNPq. A avaliação da viabilidade da proprosta ocorreu com crianças da escola de Educação Básica Hilda Theodoro Vieria, de Florianópolis. O interesse desse público no uso do computador e Internet e a disposição em aprender, confirmou a eficácia da Internet como instrumento no desenvolvimento de habilidades empreendedoras em crianças. As respostas comportamentais do público, aos estímulos oferecidos na navegação pelo portal, comprovou a viabildiade do modelo proposto. |