Abstract:
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Essa dissertação tem como objetivo principal analisar, por meio da experiência com o teatro, as apropriações que as crianças da 'favela' Vila Aparecida fazem do espaço urbano em que vivem. Considero o espaço urbano capitalista como um lugar onde ocorrem as interações humanas, apresento dados que revelam características de alguns conceitos complexos como: espaço urbano, 'favela' e favelado. Assim como, aspectos referentes aos grupos de classe que produzem tal espaço capitalista. A pesquisa mostra a influência da urbanização a partir do século XX, em Florianópolis/SC, demonstrando suas conseqüências, no âmbito da pobreza; favelização e violência urbana. Nesse estudo, explicito aspectos históricos do surgimento da 'favela' Vila Aparecida. Faço uma breve apreciação da localização e da situação da área frente às políticas públicas existentes. Com o material coletado, agreguei dados para vislumbrar os aspectos da composição espacial, cultural, social e econômica deste espaço. Trago também, aspectos sobre o "Projeto Família Saudável", instituição onde se deu a empíria do presente estudo. Abrange a estrutura física/administrativa até o perfil das crianças atendidas e suas respectivas famílias. No final do trabalho, considero as oficinas do teatro como um instrumento de coleta de dados em pesquisas sociais. Com as peças criadas pelas crianças analiso as apropriações que as mesmas fazem sobre o espaço urbano da 'favela'. |