Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations

Mostrar registro completo

Título: Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations
Autor: Trevisani, Ana Paula
Resumo: A Pesquisa em Sala de Aula prima por representar uma abertura para se investigar o que realmente acontece dentro da sala de aula (Allwright & Bailey, 1991). No que se refere ao ensino de língua, esse tipo de pesquisa representa a possibilidade de estabelecer elos entre a teoria e a real prática do processo ensino/aprendizagem. Nesse contexto, realizou-se um estudo de natureza qualitativo-etnográfica (Watson-Gegeo, 1988) em uma sala de aula de leitura em inglês como LE, objetivando descrever relações entre professor, alunos e textos durante a implementação de atividades de leitura. Foram analisadas interações verbais entre os participantes, gravadas durante a implementação dessas atividades pela professora em sala. Dois tipos principais de atividades foram identificados na sala de aula estudada: Atividades Complementares (implementadas com base no livro didático) e Atividades Individuais (implementadas esporadicamente, em momentos que a professora costumava chamar de "intervalos"). Amostras dessas atividades implementadas foram selecionadas e analisadas em duas etapas: 1) análise de sinais de interação, para descrever a relação entre professora e alunos; 2) análise de mediação de texto na interação professora-alunos, para descrever a relação entre participantes e textos. Concluiu-se que tanto o gerenciamento das atividades pela professora como o tipo de atividades propostas tiveram um papel significativo no fortalecimento da relação estabelecida entre professora, alunos e texto na implementação das atividades de leitura. Ainda, no caso das Atividades Complementares, evidenciou-se uma maior preocupação com a prática das estratégias de leitura em detrimento da compreensão do texto como um todo.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/inglês e Literatura Correspondente
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88041
Data: 2004


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
209126.pdf 3.174Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar