Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista

Show full item record

Title: Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
Author: Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro
Abstract: Este trabalho, tendo como motivação a certeza da dinâmica das sociedades, procurou situar a necessidade da educação formal adequar-se a essa dinâmica, a fim de poder proceder a inclusão social dos indivíduos que a ela se destinam. Num contexto contemporâneo procurou fundamentar sua argumentação nas teorias cognitivas interacionistas de Piaget e Vygotsky e na teoria da sensibilidade e autonomia de aprendizagem de Rogers, com a finalidade de dar suporte aos conceitos inerentes à aquisição de conhecimentos aqui formulados, que visaram a adequação das práticas pedagógicas da educação formal. Desde que se considerou a possibilidade de introduzir o uso do computador nessa prática, como auxiliar de programas de ensino-aprendizagem formalizado. Para o embasamento da proposição de modelo de IA, abordou-se aspectos inerentes a esse ramo da computação, elegendo-se o paradigma Simbólico para fundamentar o modelo proposto. Apresentou-se modelo de IA fundamentado em ferramenta do paradigma Simbólico, o Sistema Especialista que julgou-se mais adequado ao problema proposto, para coadjuvar processo de aprendizagem a nível médio.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
213972.pdf 738.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar