Abstract:
|
O presente estudo busca na Ergonomia a solução para uma problemática constatada na relação entre o espectador e as obras de arte participo-interativas da arte contemporânea - os dispositivos poéticos. Esta problemática vai, desde a destruição das obras através de participações conflituosas, até a inadequações institucionais de agentes oficiais do Sistema de Arte, além de constrangimentos causados às pessoas que fazem parte deste processo de agenciamento, e que são consideradas despreparadas para este tipo de arte. As soluções para estes conflitos são sugeridas através do incremento de Ergonomia em todos os processos que envolvem a criação e o desenvolvimento dos dispositivos poéticos. Esta sugestão é fundamentada no fato da Ergonomia agrupar um conjunto de conhecimentos tecno-científicos viabilizadores dos processos participativos em sistemas organizados onde as pessoas desenvolvem algum tipo de trabalho. O dispositivo poético é um caso destes sistemas, pois a participação do indivíduo no agenciamento poético da obra requer trabalho físico e cognitivo a partir de um contexto dado. O estudo também sugere o uso dos processos de gestão participativa como modo poético para o fazer em arte contemporânea baseando-se na História da Arte, onde o conhecimento e a ciência sempre andaram juntos com a criação artística, mas também, devido à mudança de paradigma que transformou o antigo observador passivo da obra de arte em seu agente transformador, sendo também, co-autor da mesma. |