Abstract:
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O presente trabalho analisa a experiência do Laboratório de Ensino a Distância, da Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC, no que se refere à implantação, desenvolvimento e consolidação da monitoria como serviço de apoio ao aluno. Tem como objetivo aprofundar e redefinir conceitos de EAD relativos aos agentes que apóiam o aluno onde quer que ele esteja, em busca da qualidade nos serviços de atendimento, acompanhamento e informação nos cursos à distância, que, no processo, minimiza a sensação de distância e otimiza a comunicação e interação entre estudante e instituição. A abordagem qualitativa é adotada como suporte metodológico, utilizando a pesquisa-ação. Esta estratégia, juntamente com técnicas como a pesquisa bibliográfica e documental, a aplicação de questionários e a apreciação de dados quantitativos e qualitativos de origem secundária, possibilitam o alcance dos objetivos propostos. A pesquisa define o perfil do monitor-pesquisador e da monitoria como serviço de apoio ao aluno à distância, subsidiando a implementação deste modelo em diferentes cenários de EAD. Conclui que o modelo de educação à distância com uso da videoconferência e Internet desenvolvido pelo Laboratório de Ensino a Distância # LED, da Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC tem características inovadoras que a diferenciam no cenário nacional e internacional e que a monitoria como serviço de apoio ao aluno e o conceito do monitor-pesquisador são conceitos originais deste trabalho que está relacionado ao próprio contexto pioneiro no qual a experiência de apoio ao aluno discutida neste trabalho foi desenvolvida. |