Abstract:
|
A complexidade do ambiente organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina, pela diversidade de encargos a ela atribuídos, tem proporcionado a seus agentes uma multiplicidade de funções em seus vários campos de atuação. Essa condição tem colocado em destaque o Ensino Policial Militar, responsável pela qualificação dos policiais militares para o exercício das atividades profissionais, entre os quais, os Oficiais formados na Academia de Polícia Militar. Neste sentido, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as influências das Políticas e Estratégias de Comando da Polícia Militar de Santa Catarina na Gestão Acadêmica do Curso de Formação de Oficiais. No capítulo referente a Base Conceitual foram contemplados os temas Políticas e Estratégias Organizacionais, Processo Decisório em Organizações Militares e Ensino Militar. Na Metodologia, a pesquisa ficou caracterizada como um estudo qualitativo do tipo descritivo exploratório, tendo por método o estudo de caso, ficando delimitada no período compreendido entre 1967 a 2003. Como população de pesquisa foram selecionados intencionalmente elementos chaves, possuidores de informações relevantes ao desenvolvimento deste trabalho. Como dados primários foram utilizadas, entrevistas, e como dados secundários, documentos coletados em fontes como leis, decretos, regulamentos, livros, revistas, internet e intranet. O método de entrevista utilizado foi do tipo semi-estruturada. Na Descrição e Análise dos Dados foi caracterizada a Instituição Policial em sua evolução histórica e as Perspectivas de Comando da Polícia Militar para a Gestão Acadêmica do Curso de Formação de Oficiais. As Conclusões sintetizaram os impactos das Políticas e Estratégias de Comando na Gestão Acadêmica do Curso de Formação de Oficiais e nas Recomendações foram estabelecidas sugestões ante perspectivas a serem avaliadas de forma sistêmica pela Corporação. |