Abstract:
|
O presente trabalho apresenta um modelo para a automação de processos através de ferramentas de workflow, visando gerenciar e suportar as atividades produtivas integrando fornecedores, empresas, clientes primários, secundários e terciários. O objetivo deste modelo é de proporcionar aos integrantes da cadeia de suprimentos vantagens em valor agregado, custos e comunicação eficiente. As empresas devem pensar em como perpetuarem-se, já que seu horizonte deve ser a eternidade. Para tanto, é necessário que elas desenvolvam e aperfeiçõem seus processos e métodos. Pelo estudo aplicaçãodo modelo concluiu-se que as empresas devam direcionar sua cultura organizacional a processos e que estes sejam documentados e compartilhados com fornecedores e clientes, acrescentando a eles um diferencial competitivo, tornando a comunicação eficiente e eficaz com os integrantes da cadeia de valor. Desta forma, fortalecendo-se e criando novas formas de competir, perpetuando-se. Baseado neste objetivo, estabeleceu-se um modelo de desenho de automação de processo composto por 11 etapas. |