Abstract:
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O trabalho Ditadura e romance: As vozes submersas de uma história sem fim traz uma análise dos romances A voz submersa, de Salim Miguel e El fin de la historia, de Liliana Heker, pautada na História Contemporânea de Brasil e Argentina e nas teorias de Mikhail Bakhtin. Cruzando a História de Brasil e Argentina, principalmente no que tange à última Ditadura Militar pela qual ambos passaram e, ao mesmo tempo, fazendo-a ponto de partida para a leitura dos romances, evidencia-se, nestes dois universos ficcionais, diversas vozes que, dialogando com o seu contexto, unem-se para mostrar um período contraditório, tenebroso e cruel. Nas duas obras percebem-se ideologias conflitantes, que representam uma nação fragmentada, individualizada, caótica, encoberta por uma máscara de ordem e união. Tal máscara é imposta, como se evidencia nos textos ficcionais trabalhados, através da violência e da força, empregadas pelos regimes militares ditatoriais, seguidores das regras da Doutrina de Segurança Nacional. Dessa forma, Salim Miguel e Liliana Heker ao utilizarem a ditadura como cenário e alvo de suas produções literárias, permitem entrever um emaranhado de vozes submersas em uma história que ainda não teve fim. |