Confiabilidade e validade estatísticas da avaliação docente pelo discente: proposta metodológica e estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Confiabilidade e validade estatísticas da avaliação docente pelo discente: proposta metodológica e estudo de caso

Show full item record

Title: Confiabilidade e validade estatísticas da avaliação docente pelo discente: proposta metodológica e estudo de caso
Author: Bem, Amilton Barreto de
Abstract: Este trabalho propõe uma metodologia para testar as propriedades de confiabilidade e de validade de instrumento de avaliação da docência pelos discentes em instituições de ensino. Nesse se discutiu o uso das técnicas analíticas de análise fatorial exploratória como ferramenta de análise de dados para auxiliar os especialistas, em medição educacional, no estudo da confiabilidade e da validade da dimensionalidade dos instrumentos de avaliação da docência. Para testar as hipóteses decorrentes dos estudos exploratórios é apresentada a metodologia de análise fatorial confirmatória, a qual utiliza-se de uma série de índices de ajustes absolutos, incrementais e de parcimônia para validar as hipóteses decorrentes dos estudos exploratórios. A metodologia foi empregada e julgada adequada para investigar as propriedades estatísticas de confiabilidade e validade das oito dimensões do instrumento de avaliação da docência da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87697
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
209071.pdf 2.015Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar