Tornando-se professor de história: aproximações ao processo formativo

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Tornando-se professor de história: aproximações ao processo formativo

Mostrar registro completo

Título: Tornando-se professor de história: aproximações ao processo formativo
Autor: Oliveira, Vera Cristina de
Resumo: Esta dissertação é resultante de um estudo exploratório e trata dos aspectos relevantes na configuração do ensino desenvolvido por professores egressos do Curso de História da UFSC, na perspectiva de refletir sobre a construção destes profissionais em vista da problemática da formação inicial e continuada. Por meio, então, da análise de entrevistas com cinco professores egressos, foram abordados os aspectos que envolvem o desenvolvimento de suas práticas, possibilitando realizar algumas reflexões sobre o movimento de tornarem-se professores de História, a partir do entendimento de que é no exercício da profissão que se consolida este processo. Com o objetivo de identificar aspectos presentes neste efetivo processo de aprendizagem da profissão, dialoga-se com autores que tratam dos saberes docentes, como Tardif, e do currículo, como Gimeno Sacristán, considerando-se as socializações pré-profissionais e profissionais dos sujeitos investigados, seu percurso formativo via universidade, formação inicial e continuada, os condicionantes de suas práticas, assim como as demandas e as condições objetivas para o exercício de sua atividade. A construção dos dados foi realizada mediante informações parciais de relatórios de estágio, entrevistas desenvolvidas no estudo do Trabalho de Conclusão de Curso de História e entrevistas com cinco professores-egressos da turma de graduados ao final do ano de 1995. Como alcance da pesquisa, observou-se que os aspectos relevantes para o ensino resultam de elaborações em face das demandas da prática pedagógica, mediadas pela cultura escolar # geral e de cada escola #,  pela tradição da centralidade do conteúdo como referência central para o ensino, estando todos estes aspectos inscritos na dinâmica da trajetória de cada professor.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87672
Data: 2004


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
209320.pdf 1.144Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar