Televisão educativa: a audiência como fator de construção de uma identidade pedagógico-cultural

DSpace Repository

A- A A+

Televisão educativa: a audiência como fator de construção de uma identidade pedagógico-cultural

Show full item record

Title: Televisão educativa: a audiência como fator de construção de uma identidade pedagógico-cultural
Author: Fort, Mônica Cristine
Abstract: A televisão fascina comunidades no mundo inteiro. A linguagem audiovisual # composta por imagens em movimento, sons correspondentes às ações captadas, enquadramentos e movimentos de câmera, iluminação e cenários # contribui para atrair a atenção do espectador mais distraído. A informação e o entretenimento encontram no veículo a oportunidade para a transmissão de valores e, não raro, para provocar mudanças de comportamento. A partir dos pressupostos de Gramsci # de utilizar o Jornalismo como Escola de Adultos # e levando-se em consideração as características de televisão educativa, o presente estudo tem conotação pedagógica e propõe conhecer a audiência (o público-alvo) de TV educativa em Curitiba, onde está situada a TV Lumen, emissora mantida pela Associação Paranaense de Cultura, mesma mantenedora da PUCPR. Para tanto, na pesquisa de campo, emprega metodologia qualitativa # grupos de discussão entre pessoas da faixa etária freqüente na comunidade universitária #, bem como aplica um instrumento quantitativo # questionário estruturado, seguindo a técnica de amostragem estratificada. Ao descobrir as preferências dessa audiência e discutir com espectadores em potencial sobre programas televisivos, abre-se caminho a propostas de programação de interesse comunitário e de produção viável regionalmente.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87670
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
205736.pdf 425.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar