Televisão educativa: a audiência como fator de construção de uma identidade pedagógico-cultural
Mostrar registro completo
Título:
|
Televisão educativa: a audiência como fator de construção de uma identidade pedagógico-cultural |
Autor:
|
Fort, Mônica Cristine
|
Resumo:
|
A televisão fascina comunidades no mundo inteiro. A linguagem audiovisual # composta por imagens em movimento, sons correspondentes às ações captadas, enquadramentos e movimentos de câmera, iluminação e cenários # contribui para atrair a atenção do espectador mais distraído. A informação e o entretenimento encontram no veículo a oportunidade para a transmissão de valores e, não raro, para provocar mudanças de comportamento. A partir dos pressupostos de Gramsci # de utilizar o Jornalismo como Escola de Adultos # e levando-se em consideração as características de televisão educativa, o presente estudo tem conotação pedagógica e propõe conhecer a audiência (o público-alvo) de TV educativa em Curitiba, onde está situada a TV Lumen, emissora mantida pela Associação Paranaense de Cultura, mesma mantenedora da PUCPR. Para tanto, na pesquisa de campo, emprega metodologia qualitativa # grupos de discussão entre pessoas da faixa etária freqüente na comunidade universitária #, bem como aplica um instrumento quantitativo # questionário estruturado, seguindo a técnica de amostragem estratificada. Ao descobrir as preferências dessa audiência e discutir com espectadores em potencial sobre programas televisivos, abre-se caminho a propostas de programação de interesse comunitário e de produção viável regionalmente. |
Descrição:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87670
|
Data:
|
2004 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo