Abstract:
|
Este trabalho discute as exigências do processo ensino-aprendizagem realizado à distância para o estudo de conteúdos que envolvam cálculos matemáticos, objetivando apresentar aspectos principais para o desenvolvimento, com eficiência e eficácia, de cursos à distância por Internet, que apresentem em sua grade curricular disciplinas que envolvam conteúdos matemáticos. Para isso, contou-se na revisão bibliográfica, com o apoio de autores que discutem na Educação Matemática os aspectos intervenientes na aprendizagem, na Educação à Distância conceitos, gerações e a integração das mídias facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a pesquisa empírica realizada no Laboratório de Ensino a Distância, da Universidade Federal de Santa Catarina, contribuiu ao final do presente estudo com a conclusão de que há vários fatores que têm interferência diretamente no estudo da matemática à distância, bem como com a proposição de um ambiente virtual para o estudo matemático. This work discuss the exigencies in the teaching/learning process done in a distance to the content studies that involves mathematics counts, aiming to present the main aspects to the development with efficiency and efficacy of the distance courses by Internet that present in their grade subjects that involve math studies. To this, it was done a bibliographical revision with the support of the authors that discuss in the mathematic education the intervenient aspects to the learning, in the distance education concepts, generation and the media integration facilitating the learning/teaching process. Besides, the empiric research done in the Laboratory from a Distance of the Federal University, contributed to the final study with the conclusion of that several aspects that have a direct interference in the mathematic study from a distance as well as the proposal of a virtual environment to the math study. |