Abstract:
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O presente estudo teve como objetivo geral analisar a influência da formação profissional dos egressos do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - através de suas produções acadêmicas/científicas, classificadas como meio de promoção da gestão do conhecimento. Para a determinação da população escolheu-se o Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - BTD/PPGEP/UFSC, onde foram pesquisados, os dados sobre produção cientifica por área de conhecimento da universidade, no período de 1970 a 2003, com busca para a chave de acesso "gestão do conhecimento", objetivando acesso aos egressos do programa e objeto da investigação, bem como obter respostas dos egressos. A amostra utilizada foi definida por acessibilidade, procedimento que viabilizou a coleta de dados, que vem a constituir a apresentação dos resultados. Recorremos na presente pesquisa a duas formas de investigação, primeiramente na pesquisa bibliográfica e posteriormente - na pesquisa de campo. A literatura pesquisada, bem como, a análise do resultado, permite afirmar que a Gestão do Conhecimento tem provocado 2 (dois) tipos de impactos: O impacto direto - quando as empresas abrem oportunidades para estudos de casos - o efeito da produção científica gerada no caso pode ser difundida e consubstanciada como um ativo intangível na própria empresa, pela sua capacidade adquirida de produzir serviços futuros. O impacto indireto - quando da publicação das teses e dissertações, a produção de conhecimento se difunde em processo educacional com alcance a comunidade internacional, constituindo um acervo a serviço das nações. |