Abstract:
|
A expansão do ensino superior no Brasil é uma realidade incontestável. Naturalmente esta situação de expansão tornará o ambiente cada vez mais competitivo, requerendo das instituições de ensino superior (IES), a busca da inovação, do empreendedorismo e da elaboração de estratégias competitivas. Verifica-se um perfil evolutivo na procura por vagas no ensino superior público e no ensino superior privado. Esta tese apresenta uma análise comparativa entre a demanda por vagas, a oferta e as matrículas realizadas nas IES, considerando-se abrangência nacional e regionais. Objetiva contribuir para a melhoria da qualidade e produtividade dos cursos de nível superior, propondo a aplicação de uma ferramenta de gestão para operacionalização em ambiente competitivo. Neste contexto se insere o curso de Química Industrial da Universidade da Região de Joinville - Univille, como aplicação prática deste estudo. Optou-se pelo uso do Benchmarking como ferramenta de gestão para contextualizar o referido curso com relação a outros cursos congêneres. Neste sentido, para uma expectativa de sucesso, se requer uma compreensão mais acurada da gestão de cursos de química, e para tanto optou-se pelos cursos de química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez-se uma análise, para compreensão das diferenças e para efeito de comparação, dos dados obtidos através de questionários aplicados nos cursos de química referidos. Os resultados da pesquisa realizada mostram as melhores práticas de gestão e de ensino da instituição referência, que nortearão as diretrizes para o curso Química Industrial da Univille. O Benchmarking Funcional mostrou-se adequado como ferramenta de gestão nesta aplicação e permite a extensão dos resultados obtidos para outras instituições ou cursos do ensino superior. O estudo identifica também a necessidade de continuidade desta linha de trabalho, visando a identificação de outras variáveis de gestão e sociais que afetam a qualidade e a competitividade dos cursos de nível superior. |