Abstract:
|
O propósito desta pesquisa é integrar os recursos de biblioteca, Internet e sala de aula na dinamização da pesquisa escolar para a construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, com análise de natureza qualitativa, fazendo-se uso do procedimento de "estudo de caso". O campo deste estudo é uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Florianópolis. Os dados foram coletados através de questionários, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os resultados revelaram que para integrar os recursos de biblioteca, Internet e sala de aula para dinamizar a pesquisa escolar, têm-se a considerar alguns aspectos: a integração da biblioteca e sala de aula, considerar o laboratório de informática como recurso de pesquisa; a pesquisa escolar como elemento integrador. Face aos resultados, conclui-se que a pesquisa escolar pode integrar os segmentos de biblioteca, Internet (Laboratório de Informática) e sala de aula, que possuem papéis distintos a cumprir (em função da natureza) em torno de um mesmo objetivo comum que é a formação integral do indivíduo. |