Abstract:
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O período de janeiro de 2005 a dezembro de 2014 foi decretado pela ONU como a "Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável". A fim de realizar os objetivos dessa década, a UNESCO convocou governos, educadores e pesquisadores de todo o mundo a desenvolver estratégias inovadoras para a Educação do Desenvolvimento Sustentável - EDS. Neste espírito, o presente trabalho propõe um modelo de EDS relevante ao contexto brasileiro e que incorpora o conteúdo, as tecnologias e técnicas adequadas. Sustenta que a educação por meio da aventura é uma estratégia excelente para este fim, com a aplicação de certos elementos centrais a EDS. Para validar este pressuposto, o presente trabalho examina o conceito de Desenvolvimento Sustentável no seu contexto histórico e revisa as principais constatações na literatura sobre quais mudanças transformarão a educação tradicional em EDS, salientando dados brasileiros. Em seguida, expõe iniciativas de educação por meio da aventura e analisa teorias que explicam porque a aventura promove o tipo de aprendizagem e pensamento necessário para EDS. Com base nesta pesquisa, é apresentado o modelo chamado de Aventura EDS. Este modelo tem o objetivo de capacitar professores brasileiros de ensino médio e suas turmas na investigação de problemas, potencialidades e projetos de Desenvolvimento Sustentável nas suas comunidades. Envolve três elementos: um conjunto de técnicas e tecnologias que possibilitam aos alunos armazenar, processar e compartilhar suas descobertas; a aplicação de uma aventura; e uma estratégia de apoio didático, incluindo um curso de capacitação em EDS para os professores. |