A etnofarmacologia como abordagem educativa em saúde e meio ambiente numa comunidade rural do estado de Santa Catarina

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A etnofarmacologia como abordagem educativa em saúde e meio ambiente numa comunidade rural do estado de Santa Catarina

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Título: A etnofarmacologia como abordagem educativa em saúde e meio ambiente numa comunidade rural do estado de Santa Catarina
Autor: Cruz, Andréa Medina Gonçalves
Resumo: Neste estudo problematizamos a relação homem x meio ambiente numa comunidade rural do estado de Santa Catarina, através de uma metodologia crítico-reflexiva, embasada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Este processo foi mediado pelo conhecimento popular do uso de plantas medicinais, valorizando a experiência e o contexto de vida dos sujeitos envolvidos no estudo. O estudo surgiu da constatação das condições de vida e saúde destas populações que apresentam extrema carência educacional, social, de saúde, saneamento básico e ambiental. O objetivo foi desenvolver atividades educativas que possibilitassem a participação da comunidade em debates sobre a saúde e a questão ambiental local, possibilitando um melhor cuidado, e buscando alternativas para o enfrentamento e superação dos problemas encontrados. O caminho metodológico foi orientado pelos Círculos de Cultura e Itinerários de Pesquisa de Freire (1987), envolvendo as etapas de investigação temática, observando-se a realidade e investigando temas de significado para a comunidade; a tematização, buscando o entendimento e conscientização; e a problematização, refletindo criticamente e construindo hipóteses de solução para a transformação da realidade. Foram considerados dois círculos de cultura (encontros) com a participação de 17 sujeitos no 1º e 33 no segundo. O registro dos dados se deu através de fotografias, anotações em caderno de campo e gravações em fita cassete. Todas as informações foram agrupadas e analisadas a partir de temas centrais como saúde e meio ambiente e os sub-temas extraídos destes. Constatamos que as condições necessárias para o alcance de uma vida mais saudável para esta população e um melhor cuidado ambiental, envolve ações educativas sobre o cuidado à saúde e ambiente, melhorias no município (atendimento primário à saúde e os profissionais envolvidos, vias públicas e transporte adequados, alternativas de obtenção de renda), conscientização e transformação dos valores humanos atuais. O processo de reflexão crítica desenvolvido durante toda esta experiência possibilitou analisar os principais problemas vivenciados pelos participantes do círculo de cultura, integrando as questões de saúde e meio ambiente a todos os outros aspectos de sua realidade. A aliança do saber científico e o popular, diferenciando-os e ao mesmo tempo promovendo um diálogo entre eles, mostrou-se um instrumento eficaz na construção do entendimento sobre as reais possibilidades de ações voltadas à promoção e cuidado da saúde e meio ambiente.In this paper we have created problems about the relationship between man x environment in a rural community in Santa Catarina State, Brazil, though a critical-reflexive methodology, having Paulo Freires theoretical-methodological referential as basis. This process was mediated by the popular plants medical uses knowledge, valuing individuals involved experience and life in the study. The study was born from the verification of that populations life and health conditions, which presents extreme educational, social, health, basic sanitation and environmental lacks. The goal was develop educational activities which make possible the community participation in discussions about health and the local environmental questions, possibiliting a better care and searching for alternatives in order to face and overcome the problems found. The methodological course oriented by Paulo Freire's Culture Circles and Searching Itineraries (1987), involving the stages of thematic investigations, paying attention to the reality and inquiring significant themes to the community; the thesis built, in searching of the understanding and the problematization, reflecting critically and building solutions hypotheses to the transformation of the reality. Two hypotheses circles of culture (meetings) were considered with the participation of 17 individuals in the first one and 33 in the second. The data registration happened though photographies, notebook camp notes and recordings in tapes. All the informations were grouped and analyzed from central themes like health and environmental and sub-themes extracted from them. We verified that the necessary conditions to reach a healthier life to this population and a better environmental care, involves educative actions about health and environmental care, improvements in the municipal district (primary heeding to health and to the professionals involved, thoroughfares and adequate transportation, alternatives of gain income), becoming them aware and transformation of the currently human values. The reflection critical process developed during all this experience made possible analyze the main problems experienced deeply by the culture circle participants, integrating health and environmental questions to all the others aspects of their reality. The alliance of scientific and popular knowledge, making their differences and at the dame time promoting a dialogue between them, showed an effective instrument in the understand building about real possibilities of actions pointed to health and environment promotion and care.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saude, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2004
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87427
Data: 2012-10-21


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