Abstract:
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Hoje em dia a busca por um diferencial que agregue valor passa necessariamente pela logística. A qualidade e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, em um mercado cada vez mais competitivo. Sendo assim, a avaliação de desempenho do sistema logístico nas empresas é premente, seja qual for o ramo de atividade. O mercado de alimentação para coletividades ainda é pouco conhecido. São escassos os referenciais fidedignos, e suficientemente divulgados que norteiam a conduta das empresas especializadas e com vocação para essa atividade. A alimentação coletiva diz respeito ao atendimento de uma clientela definida, comunidade de direito ou de fato, com o restaurante geralmente localizado no seio da mesma. O potencial de refeições coletivas no Brasil é superior a quarenta milhões de unidades/dia. Em assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um modelo para a avaliação do sistema logístico de pequenas empresas de refeição coletiva. Tal modelo baseou-se no criado e desenvolvido pelo Latin America Logistics Center do Georgia Institute of Technology, sob a coordenação de Maria Rey. São propostos quatro grupos de indicadores (financeiros, qualidade, produtividade e tempo) que devem ser criados para os principais processos logísticos das empresas. O modelo proposto neste trabalho é apresentado, também, em forma matricial onde se cruzam os processos logísticos críticos das empresas de refeição coletiva com cada grupo de indicadores sugeridos por Maria Rey. |