Abstract:
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Ancorada na teoria bakhtiniana da linguagem e dos gêneros do discurso, nos estudos do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e na elaboração didática dos conteúdos escolares, esta pesquisa investiga o processo de elaboração didática presente no documento oficial de ensino reelaborado e na prática pedagógica, em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Jaguaruna. Como recorte de análise, seleciona a 4ª série do ensino fundamental. Em um primeiro momento, analisa o documento oficial anterior (2001) do Ensino Fundamental (4ª série), então, compara-o com o atual (2002), elaborado à luz dos PCNs, para compreender o processo de elaboração didática. Em um segundo momento, analisa a elaboração didática de uma professora da rede municipal em sala de aula, com o intuito de verificar se o que norteia tal elaboração em sala de aula são os documentos reelaborados, os PCNs ou outra fonte. Quanto à elaboração didática do documento reelaborado, demonstra que não há elaboração didática, mas sim transcrição direta de um outro documento, pois os objetivos que figuram no novo documento são transpostos do documento anterior (2001) e os conteúdos são transcritos diretamente dos PCNs. Quanto à elaboração didática realizada em sala de aula, revela que o livro didático norteia a prática pedagógica do professor, e não o documento ou os PCNs. Assim, conclui que há necessidade de um trabalho reflexivo a respeito dos PCNs e das propostas neles assumidas, tanto nos documentos oficiais quanto na sala de aula, para que a rede municipal de educação de Jaguaruna possa adequar as propostas dos PCNs à realidade educacional do município. Ancorada na teoria bakhtiniana da linguagem e dos gêneros do discurso, nos estudos do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e na elaboração didática dos conteúdos escolares, esta pesquisa investiga o processo de elaboração didática presente no documento oficial de ensino reelaborado e na prática pedagógica, em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Jaguaruna. Como recorte de análise, seleciona a 4ª série do ensino fundamental. Em um primeiro momento, analisa o documento oficial anterior (2001) do Ensino Fundamental (4ª série), então, compara-o com o atual (2002), elaborado à luz dos PCNs, para compreender o processo de elaboração didática. Em um segundo momento, analisa a elaboração didática de uma professora da rede municipal em sala de aula, com o intuito de verificar se o que norteia tal elaboração em sala de aula são os documentos reelaborados, os PCNs ou outra fonte. Quanto à elaboração didática do documento reelaborado, demonstra que não há elaboração didática, mas sim transcrição direta de um outro documento, pois os objetivos que figuram no novo documento são transpostos do documento anterior (2001) e os conteúdos são transcritos diretamente dos PCNs. Quanto à elaboração didática realizada em sala de aula, revela que o livro didático norteia a prática pedagógica do professor, e não o documento ou os PCNs. Assim, conclui que há necessidade de um trabalho reflexivo a respeito dos PCNs e das propostas neles assumidas, tanto nos documentos oficiais quanto na sala de aula, para que a rede municipal de educação de Jaguaruna possa adequar as propostas dos PCNs à realidade educacional do município. |