Aplicação do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, em instituições de ensino superior - IES. para a promoção da qualidade da educação permanente

DSpace Repository

A- A A+

Aplicação do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, em instituições de ensino superior - IES. para a promoção da qualidade da educação permanente

Show full item record

Title: Aplicação do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, em instituições de ensino superior - IES. para a promoção da qualidade da educação permanente
Author: Coltre, Sandra Maria
Abstract: A presente tese de doutorado, propôs aplicar o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, em Instituições de Ensino Superior- IES, visando a promoção da qualidade da educação permanente. Neste sentido, foi realizada uma aplicação do modelo na Fanorpi # Faculdade Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, com os professores dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com encontros mensais durante o ano 2001, onde a pesquisadora desenvolveu e aplicou os instrumentos alinhados à prática docente, desencadeando a pesquisa conforme as fases de socialização, externalização, combinação. A última fase da internalização do modelo de Nonaka e Takeuchi para a criação do conhecimento, foi desenvolvida em 2003 onde foram identificadas as melhoria ocorridas e a validade do modelo. Os instrumentos identificaram aspectos cognitivos da prática docente, levando os professores a desenvolverem mudanças de comportamento, devido a conscientização dos seus conhecimentos implícitos. As conclusões da tese permite afirmar que o modelo de Nonaka e Takeuchi, pode ser implementado em IES de forma consistente, desde que seja levada em consideração uma terceira dimensão, relativa aos fatores de ordem gnosiológica, relativos a prática docente. Por outro lado, as conclusões também permitiram evidenciar a importância da articulação do trabalho da coordenação do curso, como facilitador do processo de compartilhamento dos conhecimentos e melhorias implementadas na prática individual dos docentes em sala, no colegiado, de forma a proporcionar atualização constante no Projeto Político Pedagógico do curso, devido a capacitação continuada dos professores incorporando as melhorias em sua prática diária.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87394
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
208505.pdf 841.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar