Abstract:
|
O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar que fatores influenciam as práticas de gestão dos diretores das escolas estaduais de ensino fundamental e médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu no estado do Paraná. Com base em uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, foram realizados levantamentos bibliográficos e análises em documentos técnicos e especializados sobre as formas de Administração Escolar, com foco em um estudo a respeito da sociedade e de como a escola retrata em seu cotidiano as relações reais de sua existência. Os dados primários foram coletados por meio de quatro tipos de questionários encaminhados para quatro conjuntos amostrais distintos (diretores, equipe pedagógica, professores e funcionários). Os resultados demonstram os desafios que os gestores encontram no cotidiano da escola, dentre eles destacam-se: o princípio da dicotomia entre concepção e execução, preconizada pela sociedade capitalista, que perpassa os cursos formadores de profissionais da educação permeando a divisão técnica do trabalho, o qual fragmenta o trabalho pedagógico; os princípios da autonomia e sua relação com as formas de provimento do cargo de diretor; a importância da função do gestor, sua participação nas atividades nucleares da escola e no processo ensino-aprendizagem como, também, os arranjos e relações de poder que são estabelecidas. |