Abstract:
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É consenso na literatura organizacional contemporânea que, na era do conhecimento, os fatores críticos são as competências dos funcionários, os relacionamentos internos e externos e, não mais o capital, os recursos naturais ou mão-de-obra. A literatura, evidencia ainda que, a competência como ativo intangível não pode ser estocado pela organização, reside na cabeça das pessoas e sai da empresa após o expediente. Quando as pessoas saem de uma organização não são somente as suas habilidades que são perdidas, inclui elementos como intuição, comprometimento, imagem, experiência e relações formais e informais com clientes internos e externos. Da mesma forma como foram desenvolvidas ferramentas gerenciais adequadas ao contexto da época industrial, novas ferramentas e processos estão sendo desenvolvidos para atender as peculiaridades dos ativos da era do conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho que objetivou conjugar na dimensão gerencial a identificação de fatores críticos de sucesso e a formulação de estratégias com a finalidade de minimizar os efeitos da evasão de competências em uma organização pública de PD&I agropecuária. A partir da identificação do problema, que se configura na iminente evasão de significativo número de pesquisadores seniores, foi analisado documentalmente o status quo da organização sob o ponto de vista de suas competências, memória organizacional, visão, estrutura, relacionamento, políticas e sistema de gestão. Na seqüência, por meio de entrevista e questionários, foram identificados os fatores críticos de sucesso na perspectiva dos seus gestores, clientes e parceiros prospectando possíveis perdas de conhecimentos, efeito na imagem e credibilidade da organização, gap na rede de relacionamento e eventual perda na captação de recursos, sob o escopo do problema evidenciado. O processo de formulação de estratégia no sentido de minimizar os efeitos da iminente evasão de competências foi efetuado a partir da identificação dos fatores críticos. |